CHEGA A PORTUGAL A BEBIDA QUE DEU ORIGEM AO GIN: BOLS GENEVER ORIGINAL

CHEGA A PORTUGAL A BEBIDA QUE DEU ORIGEM AO GIN: BOLS GENEVER ORIGINAL

Bols Genever Original chega a Portugal para quebrar as regras e desafiar o universo dos cocktails e os fãs de gin

 

Em meados do século XX, Bols Genever Original era a bebida de eleição dos Rolling Stones e de Ray Charles durante as suas digressões pela Europa. Atualmente é servido em 42 dos 50 World’s Best Bars. Bols, considerada a marca de bebidas espirituosas mais antiga do mundo, apresenta agora Bols Genever Original, que finalmente chega a Portugal pela Prime Drinks.

Que rufem os tambores… preparem os vossos copos e o vosso paladar para algo novo e completamente diferente do que já provaram.

À primeira “cheirada”, uma certa confusão no olfato. Não tem o cheiro característico do gin, entretanto, um aroma misterioso e bastante agradável predomina. Lembra uma aguardente de cana e deixa um gosto de “quero mais”. Algo “estranhamente perfeito e perfeitamente estranho” está entre nós.

Produzido na Holanda a partir da receita original de 1820, é a reinvenção de uma bebida espirituosa para cocktails clássicos. Bols Genever Original é cheio de sabor e combina o melhor da vodka e do whisky, pois mistura-se tão harmoniosamente como a vodka, mas confere também um travo suave a malte.

Uma bebida tão singular e complexa que é preciso remontar ao passado para explica-la. A história intrigante de genever remonta ao ano 1500 a.C., à Antiga Grécia e ao Império Romano onde a infusão de zimbro começou a ser utilizada para fins medicinais. Já no século XVI genever tornou-se a bebida mais popular na Holanda e na Bélgica. Durante a Guerra dos 30 Anos (1618-1648) foi chamada de ‘Dutch Courage’ e consumida por soldados ingleses, conquistando bastante popularidade. Para diminuírem as importações, no final do século XVII, os ingleses começaram a destilar a bebida a partir do milho, adicionando zimbro, e assim a partir da receita de genever nasceu o gin.

Bols Genever Original é uma lufada de ar fresco para a coquetelaria e que combina lindamente com tónicas, licores e que mostra a sua personalidade distinta, tornando a experiência estranhamente sedutora e memorável. Como é uma bebida bastante versátil, pode ser apreciada ainda on the rocks com um twist de laranja ou neat. Nesta versão sobressai o seu sabor suave a malte.

Existem vários locais em Portugal que beber um cocktail com Bols Genever Original se revelará uma experiência única. A tomar nota: Red Frog, Vestigius, The Coach, Stupido, Gin Lovers e Le Chat (Lisboa); Bar Pedro Pescador (Ericeira); Bovino SteakHouse (Almancil); Vila Vita (Porches); Hostel Des Arts (Amarante) e Gin Signature (Porto).

Outrora, Bols Genever surgiu em vários cocktails no famoso – e primeiro de todos – livro de cocktails ‘First Bartenders Guide’, escrito por Jerry Thomas. Inspirado nas receitas de sucesso da época, já agora deixo-vos algumas receitas impecáveis para apreciar Bols Genever Original na sua melhor forma: mixed & flavored.

 

The Red Stranger

50 ml Bols Genever Original
5 ml sumo de limão
15 ml xarope de açúcar
10 ml Vermute doce
5 framboesas
20 ml clara de ovo

Preparação: macerar 4 framboesas num copo de shaker, adicionar o resto dos ingredientes e gelo, agitar e coar para uma taça de cocktail previamente gelada. Decorar com uma framboesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The Perfect Stranger

45 ml Bols Genever Original
20 ml Mezcal
20 ml sumo de limão
20 ml xarope de milho

Preparação: adicionar todos os ingredientes num shaker com gelo, agitar e coar para o copo. Servir on the rocks.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The Tonic Stranger

50 ml Bols Genever Original
200 ml água tónica
1 zest de laranja

Preparação: gelar o copo de gin, aromatizar com zest de laranja, adicionar Bols Genever Original e verter a água tónica suavemente.

 

 

 

 

 

Seja responsável. Beba com moderação.

Preço de venda: 21,79€ (garrafa).

Glauco
glauco@senhorestilo.com
No Comments

Post A Comment