UM GUIA ESSENCIAL PARA LEVAR VINHOS DE PORTUGAL PARA O BRASIL

UM GUIA ESSENCIAL PARA LEVAR VINHOS DE PORTUGAL PARA O BRASIL

 Por Thais T. Y. Ferreira

Para voltar com a mala cheia… de vinho! Saiba quantas garrafas pode levar consigo no total e como transportar os seus vinhos favoritos de Portugal para o Brasil

 

Muitas pessoas já viajam com o propósito claro de fazer compras no exterior e se preparam para isso, levam malas vazias ou compram malas novas durante a viagem. Cada país tem algo de especial e entre tantas coisas boas para se ver em Portugal, temos até uma dica de roteiro de 3 dias em Lisboa, há um item especial: o vinho. Este país é um paraíso para os amantes da bebida e você pode e deve se aproveitar disso durante sua viagem!

Para se ter uma ideia, a região do Douro, onde se produz o vinho do Porto, é patrimônio mundial da UNESCO há mais de 15 anos.

Por aqui, o vinho acompanha as refeições em menus básicos, há sempre uma boa carta de vinhos nos restaurantes e, provavelmente, você verá as pessoas bebendo mais vinho do que outras bebidas em todo o lugar, inclusive na rua, onde há wine trucks em pontos turísticos.

De acordo com o relatório anual de 2016 da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Portugal é o país com maior consumo de vinho por habitante (54 litros de vinho consumidos por ano por pessoa) e está entre os 10 maiores exportadores da bebida no mundo. Talvez isso explique porquê Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo, há muita gente feliz!

São prémios, títulos e mais reconhecimentos, mas, vamos ao que interessa!

Quantos litros de bebida posso levar para o Brasil?

12 litros. As garrafas de vinho, geralmente, têm 750 ml, portanto, é possível levar 16 garrafas.

Quero levar mais. Posso?

Sim, pode! Mas, apenas se for para consumo próprio e é preciso declarar. Veja a nota da Receita Federal:

“Se exceder os limites quantitativos, os bens ficarão retidos para aplicação do Regime Comum de Importação – RCI para cálculo dos impostos devidos, desde que a quantidade NÃO REVELE destinação comercial.”

Veja bem… não caia na besteira de levar 16 garrafas iguais, aliás, o grande barato do vinho é experimentar, então, divirta-se e escolha rótulos diferentes; opções não vão faltar!

Já estou a levar 16 garrafas de vinho, posso comprar mais no Free Shop?

Sim, pode. Há uma cota adicional de US$500,00 para compras em Free Shop do primeiro aeroporto de desembarque no Brasil. Desde que não ultrapasse este valor, você pode levar mais 24 unidades de bebidas alcoólicas com o limite máximo de 12 unidades por tipo de bebida.

Vou viajar em família, essa cota é individual?

Sim, é individual, mas só é válida para adultos. Veja nota da RF:

“Bebida alcoólica, produtos de tabacaria ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou química NÃO PODERÃO integrar a bagagem de crianças ou adolescentes, mesmo quando acompanhados de seus representantes legais.”

Quais são os melhores jeitos pra eu trazer o vinho na mala?

Se você é do tipo prevenido e apaixonado por vinho, vale considerar uma mala especial para transportá-los em segurança. Há várias opções e muitas das vezes estão disponíveis nas garrafeiras.

Esta mala para 12 garrafas da Tecno Malas é uma boa aposta:

 

Essa da Maligan é para 15 vinhos. Ela pesa 10kg vazia e com 15 garrafas pesa em média 29kg.

Se chegou a Portugal sem nenhuma opção para levar seus vinhos, mas decidiu que vai fazer a festa, procure opções como essa Mala Wine Check:

Ou ainda, considere a Wineskin, uma capa de plástico bolha isolante, portanto, além de proteger dos impactos, também previne possíveis vazamentos.

Não se convenceu com as opções acima e decidiu levar as garrafas no meio da mala? Uma boa dica é envolvê-las em algum item absorvente e selar com embalagens de fecho hermético que protegem de vazamentos, assim, por mais que você ame vinho, não há perigo de chegar com a mala toda tingida pela bebida.

Ainda tem dúvidas sobre o que pode e o que não pode levar na mala? Acesse o site da Receita Federal para ter mais informações sobre isenções, cotas e limites de bagagem.

Se além de levar muitas garrafas você quiser explorar o enoturismo em Portugal, consulte esse site e escolha as rotas de acordo com a sua preferência por vinhos. O difícil vai ser decidir entre tantas ótimas opções!

Não sabe qual o vinho português combina mais com a sua personalidade? Faça o teste no site da Infovini e descubra!

Agora que você já sabe os vinhos que mais combinam com você, já escolheu as rotas que vai fazer, já escolheu quantas garrafas e como vai transportá-las, chegou a hora de arrumar as malas. Boa viagem e bons vinhos pelo caminho!

Glauco
glauco@senhorestilo.com
No Comments

Post A Comment