
20 jan CELEBRE O DIA DO QUEIJO COM RECEITAS ÚNICAS E IRRESISTÍVEIS DE CHEF
A chef Ana Moura apresenta uma deliciosa receita caseira que leva queijo dos Açore: São Miguel 9 meses de cura
Para celebrar o Dia Mundial do Queijo, 20 de janeiro, que tal uma sugestão de chef? Versátil e saboroso, o queijo pode ser utilizado como ingrediente em receitas ou ser o protagonista da ementa, seja como entrada ou petisco. Por isso mesmo, preparámos uma receita impecável para fazer bonito na cozinha, sugestão da Chef Ana Moura. Confira abaixo o modo de preparo:
Bacalhau gratinado com tortilha e couve com queijo São Miguel 9 meses ralado e São Jorge DOP 7 meses
Chef Chef Ana Moura
Ingredientes
Bacalhau gratinado:
– 4 lombos de bacalhau sem espinhas
– 35g manteiga
– 40g farinha
– 500ml leite meio-gordo
– 2 ovos
– 40g queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado
– Meia colher de sopa de pimentão
– 20g farinha de trigo e 20g farinha de grão
– Sal e pimenta
Tortilha de batata e couve:
– 6 batatas médias
– 1/4 couve lombarda
– Sal e pimenta
Salada de tomate:
– Tomate
– Azeite
– Sal grosso
– Coentros
– Raspas de Queijo São Jorge DOP 7 meses
Preparação
Bacalhau gratinado:
- Misturar a farinha de trigo com a farinha de grão.
- Passar o bacalhau nessa farinha sacudindo o excesso (menos a parte da pele), marcar em azeite por todos os lados começando pela parte da pele.
- Colocar o bacalhau num ramequim com a pele para baixo.
- Colocar ao lume as 35g de manteiga, quando estiver derretida colocar o pimentão, deixar cozinhar um pouco e juntar a farinha. Deixar cozinhar 2-3 minutos e juntar o leite meio-gordo quente, mexer bem e deixar cozinhar mais 10 minutos. Deixar arrefecer 5 minutos. Juntar 2 gemas de ovo, o queijo Ilha São Miguel 9 meses ralado e provar de sal e pimenta. Juntar 2 claras em castelo, cobrir o bacalhau e levar ao forno a 180º durante 15 minutos.
Tortilha de batata e couve
- Colocar as batatas descascadas e cortadas aos pedaços pequenos a cozer em água apenas a cobrir.
- Ao mesmo tempo, cozinhar a couve em água a ferver durante 2 minutos, escorrer e cozinhar a couve em manteiga.
- Quando toda a água das batatas evaporar, mexer com uma espátula, juntar a couve e mexer. Deixamos agarrar um pouco ao fundo da frigideira para ganhar mais sabor.
- Provar de sal e pimenta, se necessário juntar mais manteiga. Deixar por fim dourar de um dos lados, com a ajuda de um prato dar a volta e deixar dourar do outro lado.
Salada de tomate
- Cortar o tomate, temperar com sal grosso, azeite e coentros cortados em juliana. Misturar e terminar com raspas de Queijo São Jorge DOP 7 meses (podem ser feitas com ajuda de um pelador).
Bom apetite!
* Ana Moura desde sempre gostou de fazer experiências na cozinha. Estudou marketing mas o gosto pela cozinha falou mais alto e em 2007 ingressou no curso de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, estagiou e trabalhou por 2 anos com o chef Joachim Koerper no Eleven. Desde o início de 2019 até ao ano passado, Ana Moura trabalhou no restaurante Bacalhoaria Moderna, em Lisboa, com a sua cozinha de autor, onde brilhou com um dos produtos mais tradicionais da gastronomia portuguesa, o bacalhau!
Uma breve história do queijo
Você sabia que o queijo tem mais de seis mil anos? Apesar de a sua origem ser desconhecida, existe uma lenda que diz que o queijo foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe teria saído para cavalgar sob o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede em vez de água e, horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida: o que viria a ser queijo.
Apesar de o queijo ter sido descoberto de maneira tão inusitada, para fabricar queijos, é necessário contar com experiência e compreender as variáveis técnicas que fazem parte do processo de fabrico de cada tipo de queijo, entre elas, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação.
Em comum e independentemente do tipo, os queijos oferecem diversos benefícios à saúde, pois são ricos em proteínas, cálcio, vitaminas, como A, B2 e B12, e minerais, como o zinco e o selênio.
No Comments