14 mar Day 1 ModaLisboa KISS Portugal Fashion Week
A Fashion Week chegou a Portugal e com ela todas as tendências para o próximo Outono/Inverno 2017, que merecem a nossa atenção… A ModaLisboa fez 25 anos, nesta edição que tem como conceito o beijo. ModaLisboa KISS deu ênfase ao amor, amor pela arte, pela criação, pela indústria, pela moda.
‘O beijo representa essa vontade de unir os autores, os criadores e os produtores em torno de um só objectivo, a garantia e a permanência do amor no ato da criação de moda.’
O Senhor Estilo esteve, na ModaLisboa KISS, para vos falar um pouco sobre todas as novidades e tendências do guarda-roupa masculino, para o Outono/ Inverno 2017.
SANGUE NOVO
O primeiro dia da Lisbon Fashion week é sempre marcado pelas apresentações dos mais jovens designers e jovens talentos.
Banda, sob o tema BRAZIL NOT REVISITED esta colecção foi inspirada na arte, cultura, historia, do Brasil. As cores primárias e as calças mais largas dominaram a passarela.
David Catalán, CLUB SKA 67, apresentou-nos uma colecção bastante urbana, também muito rica em cores primárias.
Tânia Nicole apresentou-nos MELTING, uma colecção em vários tons de Denim que simularam um efeito degrade de azul, onde não faltaram jeans e jardineiras, turtlenecks e gorros.
Patrick de Pádua, ON THE HUNT, revisitou o universo da caça numa tentativa de transformar as peças, para que funcionassem como abrigo e protecção nesta colecção de streetwear. Predominaram tons de castanhos e verdes como também o preto nesta colecção rica em sobreposições e uso da pele, do pelo e de materiais impermeáveis. A peça principal desta colecção é o trench coat.
Inês Duvale, VOODOO, colecção esta em que predominaram o preto, os casacos em pelo e a tentativa de incorporar as saias no guarda roupa masculino.
Sara Santos, OVERLAP, colecção inspirada no artista e escultor português “Vhils”, numa exploração do material em camadas que vão sendo removidas, construídas e desconstruídas até se obter uma nova forma. Predominam o denim, os blusões em denim em várias tonalidades.
Importante salientar ainda que a colecção de Patrick de Pádua valeu-lhe o prémio ModaLisboa, ou seja foi seleccionado para apresentar as suas colecções sazonalmente na ModaLisboa. Quanto ao prémio FashionClash, no âmbito da parceria da ModaLisboa com o Festival Holandês FashionClash, David Catalán irá representar Portugal na próxima edição do evento, em Maastricht.
NAIR XAVIER
KALYMNOS é uma colecção inspirada no mar Egeu, nas esponjas e na biodiversidade fóssil, influenciando na construção das peças mas também na paleta de cores e nos materiais.
A paleta de cores é maioritariamente neutra e sóbria contando com apontamentos de cores mais acentuadas como o bordeaux, tons de castanho, azul marinho e preto. Nesta colecção os materiais utilizados são confortáveis, e quentes como a lã e a pele sintética.
As calças mais largas, os diferentes materiais utilizados, as cores, e as sobreposições transmitem-nos uma ideia de conforto e cool attitude.VALENTIM QUARESMA
Este designer, mais conhecido pelos seus acessórios, apresentou-nos DOMINATION, tendo sido inspirado pelas cargas emocionais de dominação e situações de controlo, numa colecção sobre a elevação e autoconfiança.
Elementos de soberania e triunfos, volume e rigidez das silhuetas, espirito militar, o preto e materiais como o latão, alumínio, plexiglass, sarja de algodão e peles foram os elementos principais neste desfile onde tudo nos remeteu para a fantasia.
Texto by: Own Statement Productions
No Comments