17 mar Day 3 ModaLisboa KISS Portugal Fashion Week
KOLOVRAT
YOUR FAVOURITE TEAM IS PLAYING, foi a colecção apresentada por esta designer, inspirada na polaridade das coisas.
A partir da transformação de linhas horizontais que, sofrendo um efeito sísmico, se transformam surgindo novas variações e ‘recortes’, aliadas a texturas complexas fez surgir esta colecção como uma nova forma de explorar o efeito de polaridade.
Os materiais utilizados foram a seda e misturas de lã-caxemira, com o preto como cor predominante, as tonalidades vibrantes de amarelo, azul e tons terra vieram complementar esta colecção.
O conforto das peças foi tido em consideração onde esteve também presente o oversize e peças gender free.
AWAYTOMARS
AWAYTOMARS 446, esta colecção foi o resultado de uma participação coletiva, através da inovadora plataforma criativa AWAYTOMARS, por pessoas de 67 países diferentes, como forma de provar o poder criativo do coletivo.
As cores contrastantes e complementares pretendem mostrar o corte e construção. O corte foi aplicado de forma homogénea a todas as criações. A paleta foi inspirada por cores de elementos orgânicos, como a pedra e o metal, materiais que são transformados pelas mãos e criatividade do homem.
A inspiração também foi um processo coletivo, resultado da interação de diferentes visões e estímulos, nesta colecção onde mais uma vez o conforto e as peças unissexo estão bastante presentes.
NADIR TATI
A VOZ DE ANGOLA, “transporta para o mundo toda uma história africana que passa por um processo de Identidade e afirmação de um continente que acompanha cada vez mais o mundo num processo de globalização.” Numa colecção delicada e refinada não faltaram as rendas, bordados, transparências e tecidos africanos. Para os homens destacaram-se as camisas com diferentes cortes, com o branco como cor predominante.
PIOTR DRZAL
NOCTURNE, uma colecção exclusivamente masculina que teve como inspiração principal a noite e as conotações emocionais que esta nos transmite “Precioso habitat de emoções, sentimentos e do desconhecido.”.
Como paleta de cor temos os pretos, os cinzas e os dourados, onde se destacam os bombers e os tecidos cintilantes, que nos remetem totalmente para o conceito da colecção, com suaves efeitos iluminação.
FILIPE FAÍSCA
NEW AGE, foi inspirada no universo New Age onde as mulheres vestem branco, preto, cor, sem medos nem receios.
“É aqui que habita esta mulher – multifacetada, determinada, que por vezes também é homem, sem censura e sem idade.”
Nesta colecção maioritariamente feminina destacaram-se os tecidos com brilho e transparências onde predominaram o preto e o branco.
DINO ALVES
NOVOS REIS, como o próprio nome indica, foi inspirada no luxo, riqueza, ostentação e nobreza que muitas vezes vem de mãos dadas com a hipocrisia, com o intuito de criar, numa época de crise, uma nova classe social onde não serão bens materiais, jóias, nem as coroas, que conferem o titulo real. A riqueza está sim no carácter, nas suas atitudes e ações, na solidariedade nos valor e integridade enquanto seres humanos.
Numa colecção repleta de luxuosos detalhes, com estampados florais barrocos, brocados, folhos e franzidos, laços e golas de renda directamente do passado para a actualidade. A paleta de cores bastante ampla desde preto, branco, vários tons de cinza, até aos verdes, rosa, azul, bordeaux, dourado,… e materiais também bastante variados como fazendas de lã, neoprene, veludo cotelê, ganga, viscose,…completaram a colecção.
LUIS CARVALHO
COLD AS ICE, surgiu com inspiração nas paisagens nórdicas. As formas de gelo e cristais remetem para uma silhueta com linhas retas e volumosas, detalhes e padrões, misturando peças praticas com peças mais clássicas, enquanto que as formas leves e fluidas tem a ver com a tranquilidade e silêncio.
A paleta de cores vai desde tons de branco, rosa e cinza, até ao beringela e o preto, enquanto que os materiais variam entre cetim, sarja, lãs, pele, pelo e algodão.
Texto by: Own Statement Productions
No Comments