SERRA DA ESTRELA, UM TERRITÓRIO DIVERSIFICADO E CHEIO DE ENCANTOS

SERRA DA ESTRELA, UM TERRITÓRIO DIVERSIFICADO E CHEIO DE ENCANTOS

No verão ou no inverno, a montanha mais alta de Portugal continental é o cenário perfeito para uns dias descontraídos em contacto com a natureza, proporcionando vistas de tirar o fôlego e uma sensação de liberdade e aventura únicos

 

Praias fluviais incríveis, comida farta, lagoas de água cristalina, turismo de aventura e muita diversidade. Assim é a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal. Seja no inverno ou no verão, o local oferece paisagens e atrações belíssimas, para todos os gostos e idades. Seja com família ou amigos, tenha a certeza de estar a desbravar um dos territórios mais belos do país, repleto de boas surpresas.

Situada na Região das Beiras, no centro-norte de Portugal, a serra constitui o Parque Natural da Serra da Estrela – criado em 1976 e constitui a maior área protegida em território português. Além dos pontos turísticos da Serra da Estrela, como neve, paisagem e trilhas, o parque é um importante habitat da fauna. É também local das nascentes de importantes rios, que depois desaguam nas três maiores bacias hidrográficas do país: Douro, Mondego e Tejo.

Quando visitar

Engana-se quem pensa que visitar a Serra da Estrela é ideal, apenas, na temporada da neve: A Serra da Estrela é um destino imperdível para quem monta um roteiro em Portugal e seja no inverno ou no verão, o local oferece paisagens e atrações belíssimas. É um destino para qualquer época do ano. Visitar a Serra da Estrela no inverno ou no verão, proporciona diferentes atrações e possibilidades de diversão e aventura, mas sempre em contato com a natureza.

Especial também é visitar a região no verão: já falamos neste post só das praias fluviais maravilhosas. No verão a serra muda sua paisagem, com flores coloridas, árvores e vegetação verdejantes. Sem dúvida, este será o ponto alto do seu verão, literalmente.

Outras atividades que vão encantar o visitante são as caminhadas pelas montanhas e no Parque Natural, piquenique ao ar livre, passeio pedonal pelas aldeias, atividades radicais nas praias fluviais, petiscar numa adega local, etc… os meses entre maio e setembro são os mais agradáveis para percorrer trilhas a pé ou de bicicleta.

Comer e Beber

Vinhos e Eventos

Um local simpático em formato de garrafeira e que guarda algumas preciosidades. Da coleção privada de vinhos (incluindo muitos e raros Barca Velha) à loja de produtos locais. Ideal para um petisco no fim de tarde ou uma prova de vinhos com alguns dos melhores exemplares da região. Não saia de lá sem levar consigo as maravilhosas compotas caseiras feitas pela esposa do proprietário – as melhores que já provei na vida, com destaque para a de mirtilo e a de amoras silvestres –, o simpático senhor Armindo. Tel.: 965 092 405.

Museu do Pão (Guarda)

Restaurante com vista exuberante da serra e das montanhas, apresenta comida local (como queijos, enchidos e pratos regionais) em sistema de buffet farto e diversificado. Há uma pista de entradas, sopas e saladas, sobremesas e doces. Os pratos principais são servidos à mesa. Comi o melhor arroz de tamboril da vida! O custo por pessoa é de 27,90€ (excluem-se bebidas).

Também vale muito a pena uma visita interativa a esse museu, que conta a história do pão em suas várias vertentes. Há incluisve um belíssimo espólio de Fernando Pessoa, que é imperdível!

Vale do Rossim

Este restaurante instalado no Vale do Rossim Eco Resort tem um conceito distinto e original, onde todos os detalhes foram cuidadosamente planeados para quem gosta de comida de conforto, onde se pode desfrutar da beleza natural da Serra da Estrela, combinando conforto, conveniência e hospitalidade serrana. Prove as feijocas com os enchidos regionais, acompanhados de um arroz branco que vai lhe deixar com gosto de quero mais.

Piquenique ao ar livre

A região é ideal para fazer um piquenique ao ar livre. A dica é escolher um local próximo de alguma praia fluvial ou lago, comprar produtos típicos da região – como os queijos, enchidos, vinhos e doces – juntar a turma e desfrutar de momentos inesquecíveis, cheios de sabores e boas lembranças.

Onde ficar

Casas do Côro

Situada na Aldeia Histórica de Marialva, as Casas do Côro são um grupo de casas com arquitectura beirã, que foram maravilhosamente reconstruídas, unindo o passado e o presente. Aqui, é possível encontrar e experienciar alojamentos sofisticados, elegantes e que nos remetem uma sensação de conforto, através da mistura de materiais, mobiliário e decoração que integram perfeitamente o antigo com o moderno. As Casas do Côro desenvolvem-se por 13 casas, num total de 29 quartos.

casasdocoro.pt

Longroiva Termas & Spa

 O Longroiva Hotel Rural é um local de charme onde ruralidade, inovação e bom gosto são traduzidos numa simbiose perfeita. Trata-se de um conceito hoteleiro que abraça um espaço termal de excelência, para proporcionar o máximo conforto a quem o visita. Situado a 10 minutos do duplo Património Mundial e num perímetro geológico de elevado interesse – Graben -, de onde emergem diversas fontes termais com propriedades diferentes (nascentes de águas purgativas, férreas e minerais), esta aldeia templária e todo o seu património edificado, cultural e lendário merecem ser descobertos. A piscina aquecida é um ex-líbris.

hoteldelongroiva.com

Vale do Rossim Eco Resort

O Vale do Rossim EcoResort está situado nas Penhas Douradas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. As instalações e a forma como foi estruturado, fazem deste parque de campismo um espaço diferente, funcionando como um ecoresort onde, além de ser possível acampar, pode optar por alugar umas das yurt, habitação típica da Mongólia, disponíveis. São estruturas em harmonia com a natureza e que lhe oferecem as comodidades de um alojamento totalmente independente. Vale do Rossim EcoResort disponibiliza um restaurante e um bar lounge com vista para a serra. Destaque ainda para o spa onde poderá desfrutar de uma relaxante massagem.

valedorossim.pt/

Dicas

Baixe a app Visite Serra da Estrela para uma experiência ainda mais genuína da região.

Leve sempre consigo repelente e protetor solar.

No Comments

Post A Comment