UM TOUR PELAS CAVES DE VINHO DO PORTO E O NOVO RESTAURANTE UVA BY CÁLEM

UM TOUR PELAS CAVES DE VINHO DO PORTO E O NOVO RESTAURANTE UVA BY CÁLEM

Desfrute de uma experiência única e exclusiva numa viagem repleta de conhecimento e de histórias sobre o vinho do Porto; há também um novo restaurante que impressiona pela beleza e pratos incríveis

 

Já imaginou em fazer um tour pelas caves de vinho do Porto mais visitadas do mundo? Se ainda não realizou esse feito, saiba que um dos nomes mais emblemáticos no que tange à produção de vinho do Porto, a Cálem, recebe em média cerca de 250 mil visitantes por ano e está à sua espera no Porto, mais precisamente em Gaia (já lá vamos).

Antes, é preciso voltar um bocadinho no tempo. Em 1859, António Alves Cálem decidiu produzir vinho de qualidade superior. E aí nasce uma história de aventurança bem-sucedida, que na génese tem a ligação ao Brasil: os vinhos eram exportados em frota própria a troco de madeiras exóticas. Compreendemos, assim, o símbolo identitário da casa, a caravela…

Agora, uma das experiências mais incríveis e autênticas de sempre consiste na oportunidade única de conhecer o mais tecnológico e avançado centro de visitas das caves de vinho do Porto, o Museu Cálem. O espaço distingue-se pelo seu caráter tecnológico que proporciona aos visitantes um conjunto de experiências interativas que lhes permitem descobrir a história da marca e todo o processo inerente à produção do vinho do Porto, desde a sua origem, no Douro, até ao fim do percurso, em Vila Nova de Gaia. Estas experiências baseadas na exploração dos vários sentidos têm como objetivo desmitificar e despertar, de forma surpreendente, o interesse e a curiosidade em torno deste produto único, com um legado tão especial, e potenciar um maior conhecimento vitivinícola a cada visitante.

AS CAVES

Esse é sem dúvida um dos pontos altos do tour, pela atmosfera autêntica e intimista que preserva. Para além da passagem pelo museu interativo, a visita à Cálem inclui ainda a realização de um circuito guiado às históricas caves. Ao longo do circuito e aliada à tradição, a interatividade mantém-se presente através de um inovador sistema de projeções nos balseiros, o que confere uma maior dinâmica à partilha de informação entre o guia e os visitantes.

Poderá, inclusive, testar o seu nariz acerca dos aromas presentes nos vinhos: uma experiência sensorial em que o olfato dos visitantes é colocado à prova consiste em adivinhar qual elemento está presente nos néctares do Douro. Super legal!

Disponíveis em quatro idiomas (Português | Inglês | Espanhol | Francês), as visitas guiadas estão disponíveis para dois segmentos distintos: visitas de grupo e visitas individuais. Há a possibilidade, inclusive, de visitas guiadas também em mandarim – estas sob reserva prévia e para grupos com um máximo de 45 pessoas.

Para o final da visita, fica reservada uma surpreendente degustação de vinhos, o que permite aos visitantes testar os seus sentidos e colocar em prática alguns dos conhecimentos apreendidos anteriormente. Incrível!

SENHOR ESTILO RECOMENDA: CINEMA 5D

Através de uma inovadora sessão de cinema 5D, os visitantes podem assistir a um pequeno filme que nos transporta para a região do Douro Vinhateiro, permitindo acompanhar todo o percurso do vinho do Porto, desde a apanha da uva até ao armazenamento nas caves de Gaia. Nesta “viagem”, os espectadores têm a oportunidade de experienciar um conjunto de sensações que vão despertar todos os sentidos.

ONDE COMER: UVA BY CÁLEM

Para tornar essa experiência ainda mais completa, inclua no seu roteiro o novíssimo restaurante UVA by Cálem, mesmo em frente às Caves, na beira-rio. Um must go, aqui a beleza do espaço está em perfeita harmonia com a riqueza de sabores e com os melhores néctares do Douro.

É na Ribeira do Porto onde se instalou esse  novo espaço do grupo Sogevinus, Resultando de uma parceria de sucesso com o chef António Vieira. A vista por si só compensa cada momento passado nesse spot, onde são servidos pratos e petiscos inspirados na gastronomia nacional, aliados ao vasto portefólio de vinhos da região.

A carta é diversificada e conjuga sugestões de petiscos para partilhar, saladas e outros pratos ligeiros – ideais para saborear na esplanada –, a par de várias opções de pratos de peixe, carne ou marisco, onde se destacam o bacalhau assado com broa e tapenade de azeitona, o costeletão de novilho maturado ou ainda o lombo de bacalhau com broa, que é comer rezando e implorar por mais. Para o final da refeição, estão reservadas, entre outras, algumas propostas tradicionais como o pudim Abade de Priscos ou o leite-creme queimado, ou ainda, os gelados artesanais, confecionados pelo próprio chef António Vieira, entre os quais é possível encontrar o maravilhoso gelado de vinho do Porto Cálem.

Uma experiência a ser vivida vezes sem conta!

Vale lembrar que para além da Cálem, o grupo Sogevinus integra outras conhecidas marcas como a Kopke, a Burmester e a Barros.

Tour Caves Cálem
[email protected]
+351 916 113 451
facebook.com/CavesCalem
Avenida Diogo Leite, 344 – Vila Nova de Gaia
Bilhetes: a partir de 13 €.

Restaurante UVA by Cálem
+351 22 494 8046
facebook.com/UvabyCalem

No Comments

Deixe uma resposta