UMA SEGUNDA-FEIRA COM GOSTINHO DE FIM-DE-SEMANA

UMA SEGUNDA-FEIRA COM GOSTINHO DE FIM-DE-SEMANA

Tudo o que precisa saber sobre as Festas de Lisboa hoje à noite

 

ATENÇÃO: não saia de casa hoje sem ler as dicas que o Senhor Estilo apresenta neste post. E porque amanhã já é feriado (Dia de Santo António) e hoje será uma noite em grande, das mais “fervidas” do ano em Lisboa, saiba onde haverá as melhores festas da cidade para festejar os Santos Populares com muito estilo.

Seja alfacinha, turista ou português, saiam à rua hoje para umas sardinhadas, imperiais, caracóis, pão com chouriço e muita confusão. E não só. Muita música pimba típica e empurra-empurra. Mas está valendo, afinal, as Festas de Lisboa só ocorrem nessa altura do ano e são mesmo épicas, equivalente ao carnaval do Brasil. Aponte as dicas abaixo e seja feliz.

UM ARRAIAL COOL ANOS 90

A grande novidade dos Santos Populares este ano é um arraial temático. Os Santos Noventeiros traz esta noite o melhor dos anos 90 num arraial nos Jardins do Campo Pequeno, entre as 17h e as 4h da manhã, e a entrada é gratuita. Mais. Até pode ter direito a uma cerveja grátis se for um dos mil primeiros a confirmar a sua presença neste link. Então, corra!

Vão actuar no arraial os Santa Manel, uma banda criada de propósito para as festas promovidas pelos organizadores, os Revenge of the 90s, e que sobe sempre ao palco com roupas de Power Rangers para cantar os maiores sucessos dos anos 90, além do Pequeno Saúl. Depois haverá DJs, muita música pimba e algumas surpresas que podem ir de empregados vestidos de Ghostbusters (sim, foi nos anos 80 mas não interessa…) até tamagotchis e confetis a voar pelo ar.

O TRADICIONAL

Santos Populares que se preze tem de ser nos bairros populares de Lisboa. E sem dúvida, o melhor de sempre acontece na Bica. Sim, essa mesmo, a rua que tem o elevador, bondinho, ou whatever. É lá no sobe-e-desce do percurso do funicular, entre a tradição bairrista e o ritmo dos bares, onde quase não se consegue andar, o arraial verdadeiramente vertical que abrilhanta a noite de um dos bairros mais animados da capital. A dica é chegar cedo se quiser sentar e empanturrar-se com as comidinhas e bebidinha. Ah sim, a música pimba também. É impossível não se deixar contagiar pelo ambiente e pela animação.

O ARRAIAL SAÍDO DE FILME

Chama-se Vila Berta, mas há quem a chame carinhosamente de ‘Beta’ nessas alturas do ano, devido à grande concentração de “betinhas” e “betinhos” (a malta ‘descolada’ da cidade). A rua numa histórica vila operária na Graça regressou em grande às Festas de Lisboa em 2010, e de ano para ano tem vindo a conquistar fãs. Os moradores, amigos e vizinhos decoram o bairro e convidam ao bailarico pela noite adentro, com sardinhas na brasa, bifanas e petiscos, imperiais fresquinhas, rifas, manjericos, luzes, grinaldas, lanternas, canteiros arranjadinhos, bares, mesas e cadeiras, chuva de balões e velas acesas no altar do Santo António. A fugir do óbvio e reforçando o carácter cool, há até uma carrinha de gelados Santini (a famosa Vantini). Mais. Gente gira a perder de vista. O Senhor Estilo recomenda! Ah, sim… saído de filme porque foi lá onde foram gravadas cenas do filme português “O Pátio das Cantigas”, de Leonel Vieira.

No Comments

Post A Comment